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Proposta de Ensino 

Entendemos que o fazer clínico é um tecido que se constrói com o tempo. De modo que  a construção do conhecimento na clínica envolve um lento e progressivo investimento pessoal no estudo e aprofundamento das bases teóricas e práticas da abordagem que se pretende seguir.
Buscamos transmitir um estudo da Gestalt-terapia que dialoga com temas contemporâneos, a fim de desconstruir categorias psicológicas cristalizadas, buscando colaborar com a formação de terapeutas críticos no seu fazer clínico vivo e engajado com as questões da sociedade que nos produz e é produzida por nós.
Repensar o papel das práticas em Psicologia Clínica é também uma marca da nossa proposta de ensino, na qual buscamos superar uma visão tecnicista, isolada e individualista.
Além de ser uma abordagem psicoterapêutica, a Gestalt-terapia tem também uma função histórica, social, política e afetiva de transformação e produção de novos modos de pensar o ser-no-mundo, de entender as relações entre saúde e doença, normal e patológico, afim de construir formas criativas frente as possibilidades de ação nesse mundo.
Interessa-nos promover uma reflexão clínica que esteja na contramão dos projetos de medicalização da existência e de patologização dos modos de viver e exercer as singularidades. Somos muitos, somos diversos e por isso acreditamos numa Gestalt-terapia plural e crítica.

Sobre os Cursos

– Os cursos podem ser realizados separadamente. 
– Cada curso oferece um Certificado.
– Alguns cursos possuem pré-requisito.
– Oferecemos pacotes promocionais para realização de mais de um curso no mesmo semestre.

Filosofia e Gestalt-terapia: fundamentos para um fazer clínico crítico

Este curso tem como objetivo buscar uma interlocução com o campo da Filosofia, estudando autores centrais da fenomenologia, do existencialismo e outros autores que possam colaborar com a construção dos fundamentos de uma clínica gestáltica embasada e crítica, capaz de se articular com questões contemporâneas e problematizar suas práticas

Módulo 1: Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty 
Módulo 2: Sartre e Kierkegaard 
Módulo 3: Martin Buber e Hannah Arendt 
Módulo 4: Filosofia Contemporânea e Decolonialidade  

Professores:
Prof. Dr. Alexandre Cabral (Filósofo, Doutor em Filosofia e Teologia, Professor Adjunto da UERJ)
Profa. Dra. Fernanda Alt (Psicóloga, Doutora em Filosofia/UERJ/Paris I. Pós-Doutorado em Filosofia)
Profa. Letícia Reis (Psicóloga, Gestalt-terapeuta, Coordenadora da Casa Plural)
Prof. Dr. Marco Antônio Casanova (Filósofo, Pós-Doutor em Filosofia, Prof. Adjunto da UERJ)
Profa. Dra. Mariama Furtado (Gestalt-terapeuta, Coordenadora do Epokhé)
Profa. Dra. Mônica Alvim (Gestalt-terapeuta, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFRJ)

Carga Horária por Encontro: 3h (quinzenal) I Segundas de 18h30 às 21h30
Total de Encontros: 8 encontros
Duração: 4 meses

CH TOTAL: 24H

Pré-Requisito: Estudantes de Graduação em Psicologia (a partir do 6o Período). Psicólogos Formados (com ou sem formação em gestalt-terapia), Estudantes ou Profissionais das áreas da Filosofia, Ciências Sociais, Saúde, interessados em aprofundar o estudo da Filosofia em sua articulação com a clínica fenomenológico-existencial.

Veja o Programa e Cronograma completo aqui

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Bases filosóficas orientais do contato e da awareness

Esse curso tem como objetivo apresentar aspectos gerais do zen budismo e do taoísmo, afim de compreender o contato de Perls com estas filosofias orientais e sua influência em importantes conceitos da Gestalt-terapia. Buscamos, então, as aproximações entre o método e a concepção de pessoa na filosofia oriental e na Gestalt, propondo ferramentas práticas que possam colaborar com a atuação clínica de uma “psicologia do despertar”.

Conteúdo:
– Contato de Perls com as filosofias orientais
– Noções fundamentais do Taoísmo
– Noções fundamentais no Zen budismo
– Terapia da Concentração: Contato, awareness, aqui e agora e vazio fértil
– Meditação como método na clínica do contato
– Fenomenologia do despertar

Professores:
Dr. Alcio Braz (psiquiatra, monge budista)
Profa Me. Letícia Reis (Gestalt-terapeuta. Supervisora Clínica e Docente do IBMR/RJ)
Profa. Dra. Mariama Furtado (Coordenadora do Instituto Epokhé)

Carga Horária por Encontro: 6h
Total de Encontros: 2 encontros

CH TOTAL: 12h

Pré-Requisito: Estudantes de Graduação em Psicologia que estejam estagiando com ênfase em Gestalt-terapia, Psicólogos com Formação em Gestalt-terapia ou formação em andamento.

Fundamentos Conceituais da Gestalt-terapia

Este curso tem como objetivo apresentar de forma consistente os principais conceitos e fundamentos da Abordagem Gestáltica, traçando as interlocuções necessárias com a prática clínica.

Conteúdo:
– O que é Gestalt-terapia
–  Principais conceitos
– Ajustamento neurótico na Gestalt-terapia
– Teoria de campo
– Relação dialógica (EU-TU)
– Teoria do Self
– Contato: Funções, Fases e Ciclo do Contato

Carga Horária por Encontro: 3h (quinzenal)

Total de Encontros: 10 encontros
Duração: 5 meses

CH TOTAL: 30H

Pré-Requisito: Estudantes de Graduação em Psicologia (a partir do 6o Período). Psicólogos Formados (com ou sem formação em gestalt-terapia)

Capacitação Clínica Avançada

Em breve!

Pós- Formação em Psicopatologia Crítica Fenomenológico-Gestáltica

Este curso pretende apresentar formas de intervenção em Gestalt-Terapia, a partir do estudo dos principais quadros clínicos à luz da Psicopatologia Fenomenológica. Promovendo um diálogo da Gestalt com Heidegger, Binswanger, Tatossian, Minkowski, Medard Boss e outros autores da Fenomenologia. Sendo, portanto, de grande contribuição para aqueles que pretendem obter ferramentas teórico-práticas para a atuação clínica na abordagem gestáltica.

Importante ressaltar que realizamos um olhar crítico diante da leitura do campo da psicopatologia, de modo a não reforçar nem reproduzir perspectivas patologizantes. Buscamos uma compreensão crítica dos processos de medicalização da existência, apontando para um estudo existencial dos quadros clínicos disfuncionais.

Conteúdo:

– Fundamentos Clínicos da Gestalt-terapia

– Fundamentos da Psicopatologia Fenomenológico-Gestáltica

– Concepção de Neurose e as descontinuações do contato

– Estudo do Trauma na Gestalt-terapia

– Manejo do suicídio, crise e automutilações

– Fenomenologia e Psicofarmacologia

– Quadros clínicos e modos de restrição: Ansiedade, Depressão, Pânico, Obsessões e Compulsões, TDAH em adultos, Compulsão Alimentar, Abuso de Álcool e outras drogas

– Sofrimentos agravados: Personalidade Narcísica e Borderline, Bipolaridade

– Ajustamento Psicótico e o TEA em adultos

Professores:

Ana Felisberto (RJ)

Cláudia Lins (MG)

Ênio Brito Pinto (SP)

Guilherme Messas (SP)

Joelson Tavares (RJ)

Lika Queiroz (BA)

Lilian Meyer Frazão (SP)

Leda Gimbo (GO)

Lucas Tokeshi (SP)

Mariama Furtado (RJ)

Rosane Granzotto (SC)

Duração: 11 meses (Fevereiro a Dezembro de 2024)
Um sábado por mês, 9h às 16h

CH TOTAL: 66H

Investimento:  

R$ 460 mensais (x11) para Estudantes de Graduação e Pós-Graduação, Ex-alunes do Instituto Epokhé.
R$ 480 mensais (x11) para Profissionais.
Pagamento à vista: 10% desconto.

Período de Inscrição: 30 de outubro de 2023 a 23 de Janeiro de 2024.

Pré-Requisito: Estudantes de Graduação em Psicologia que estejam estagiando com ênfase em Gestalt-terapia, Psicólogos (as) com Formação em Gestalt-terapia ou formação em andamento. Médicos (as) com residência em Psiquiatria.

Veja o Programa e Cronograma completo aqui

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Supervisão

A atividade de supervisão cumpre um papel importante não apenas no estudo dos casos atendidos, mas também naquilo que desperta na relação com o terapeuta, para que identifique seus atravessamentos e esteja aware de suas próprias emoções, nesse encontro tão profundo como é o encontro terapêutico. Campo que toca cliente e terapeuta, porém necessariamente de formas diferentes. Caso contrário, podemos não estar ajudando devidamente nossos pacientes.

Trocar aspectos teóricos, clínicos e emocionais com um supervisor experiente se faz não só necessário, mas parte de um cuidado ético e comprometido com o paciente.

Venha conhecer nossos Grupos de Supervisão Terapêuticos, voltados para o trabalho emocional dos terapeutas e estudos de seus casos. Experimentando e refletindo sobre os atravessamentos dos casos, estudando textos e realizando discussões.

Além dos grupos, oferecemos atendimento de supervisão individual, com o mesmo objetivo de fornecer um suporte para os estudos de casos e orientações técnicas para terapeutas atuantes, com CRP ativo.

Mariama Furtado (CRP 37667/RJ)
Horário a combinar

Contato e agendamento: 21 997180879 (WhatsApp)

Workshop

É fundamental para o terapeuta reconhecer suas próprias dores, buscando acolher seu curador ferido, dando sentido a sua própria experiência. Esse contato consigo mesmo se traduz num profundo processo de humanização do olhar e empatia diante da dor do outro.

O terapeuta é seu próprio instrumento de trabalho, de modo que se coloca como fundamental olhar, reconhecer, significar e acolher sua própria criança interior, seus medos, suas gestalten abertas, para que ao reconhecer esses sentimentos como seus, não misture-os com as questões de seus pacientes.

Nos grupos de workshop buscamos experienciar o despertar e a tomada de consciência de emoções, propondo encontros e vivências terapêuticas voltadas para terapeutas formados ou em formação, a fim de colaborar com seu processo de autoconhecimento e cuidado.

Acreditamos que terapeutas bem trabalhados emocionalmente, em contato com suas próprias emoções, se tornam mais autênticos e seguros para o encontro terapêutico. Identificando seus pontos cegos e cuidando daquele que cuida.

Os Workshops temáticos são realizados em grupos, conduzidos por psicoterapeutas da Equipe do Instituto. Agendamos encontros ao longo do ano com divulgação em nossas redes sociais.

Siga nossa página no Instagram @institutoepokhe para acompanhar nossas divulgações.

Depoimentos de ex-alunos

“O curso de Psicopatologia Fenomenológica foi um divisor na minha vida tanto profissional quanto pessoal. Ele possibilitou uma postura de abertura ao abordar temas complexos de forma humanizada, cuidadosa e respeitosa pela singularidade e forma de existir de cada um. Assim como a Mariama, que conduziu o curso com leveza e maestria, os convidados trataram o sofrimento com muita delicadeza, profissionalismo e ética. Me sinto privilegiada por ter tido esse contato transformador com tantas referências excepcionais”

Jéssica Coutinho (MG)

ex-aluna

“Sou estudante do 9º período de Psicologia e fazer o curso de Psicopatologia Fenomenológica do Epokhé está sendo fundamental na minha formação. Tanto a professora Mariama quanto os demais docentes convidados trazem a teoria de forma consistente e didática, aliada a relatos da prática clínica, o que torna o aprendizado ainda melhor. Por ser no formato on-line, minha turma teve pessoas de vários lugares do Brasil, o que proporcionou uma troca bem interessante. Super recomendo o curso!”

Isabela Lopes

ex-aluna

“Minha admiração pela Mariama começou na Graduação – me encantei por ela e pela abordagem: uma professora incrível, com uma energia que nos prende às aulas, muito comprometida e transbordando generosidade e conhecimento ao ensinar. Eu queria mais daquilo… quando soube do curso de Psicopatologia Fenomenológica, não poderia perde-lo! Entrei na 1ª turma e o curso foi incrível, com um conteúdo profundo e crítico, como as suas aulas são, mas sem deixar de lado a prática.”

Liliane Machado

ex-aluna

“Fui aluna da Mari em minha graduação, onde tive sorte de tê-la como supervisora. Se hoje consigo me sentir confiante e realizar atendimentos de qualidade, é inteiramente graças a ela e todo rico conteúdo que proporciona. Sua didática leve e descontraída nos faz querer aprender cada vez mais. No curso de Psicopatologia Fenomenológica, pude obter experiências e aprendizados essenciais para meu crescimento profissional.”

Laís Monteiro

ex-aluna

“O curso de psicopatologia fenomenológica foi a terra firme no meu trajeto de trabalho na saúde mental. Me fez olhar a pessoa para além de seu sintoma e entender que ninguém está condenado a um rótulo. Me fez pensar em compreensão diagnóstica e não em diagnóstico. Me levou a olhar a terapia como uma dança a dois e é nesse sensível que seguimos. Gosto muito de ter registrado o início de meu percurso nesse espaço que nasce alicerçando a tantas pessoas num caminho de respeito e cuidado.”

Janete Krueger

ex-aluna

“O curso de Psicopatologia Fenomenológica veio ampliar minha visão sobre os transtornos psíquicos e foi muito enriquecedor devido à habilidade dos professores em conectar o conteúdo com outros saberes.”

Alexandre Salvador

ex-aluno

“Sou suspeita para falar do curso porque sou fã da professora Mariama desde a graduação. Ter aula com ela foi um divisor de águas na minha escolha pela abordagem. Fiz parte da primeira turma do curso de Psicopatologia Fenomenológica e recomendo sempre! Não tive dúvidas de que seria um sucesso e geraria muitos frutos. A Mariama emana a paixão pelo que faz, sempre com muita responsabilidade, ética e transborda conhecimento. Estou ansiosa pelos próximos cursos do Instituto Epokhé!”

Marcela Fontoura

ex-aluna